garota sem frescura: ORGANIZE AI! TÉCNICA POMODORO

PUBLICIDADE

ORGANIZE AI! TÉCNICA POMODORO

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje acordei inspirada ehhh, tive uma ideia super legal, vou fazer um quadro aqui no blog, sobre um assunto muito interessante que é sobre organização em geral, deste organizar seu tempo até a gaveta da dispensa. Como estou meio que viciada sobre esse tema, comprei vários livros, assisti vários vídeos, estou aprendendo muito e já consigo ver um grande efeito na minha vida, então resolvi compartilhar com vocês minhas experiências, dicas, dificuldades e muito mais, pois meu intuito aqui no blog é ajudar ao máximo as pessoas.

Vou fazer esse quadro em posts mas acho que vai ter alguns assuntos que vou fazer em vídeo também ok? A princípio vai ser um post por semana, com muitas dicas, relatos sobre o que está dando certo pra mim ou não.
Vão ser dicas bem práticas para colocar sua vida em ordem e alcançar seus objetivos.

Ahhh, claro que não poderia faltar um nome pro nosso quadro, que tal: Organize aí! O que acharam?

Então chega de blá blá blá e vamos para o que interessa.

Já vou começar falando sobre gerenciamento de tempo, eu tinha uma grande dificuldade em ficar concentrada em uma tarefa por muito tempo, me distraio muito fácil e um dia desses falei pro meu namorado que tinha a sensação que meu dia não estava rendendo, fazia tanta coisa ao mesmo tempo que no final não fazia nada bem feito, como por exemplo, quando começava arrumar o quarto e encontrava uma revista, parava de arruma pra ver a tal revista, não me focava na tarefa que tinha que fazer, então ele me deu uma dica, bem simples, que eu precisava somente de um relógio, ele me disse pra cronometrar 30 minutos e fazer o que tinha prioridade, depois desse tempo parar um tempinho cerca de 5 minutos e fazer outra coisa, como ver o instagram, depois dessa pausa começar uma outra tarefa por 30 minutos e por ai vai. Fiz isso e fiquei impressionada gente, consegui ler a metade do livro que eu tinha urgência em terminar, em um dia e meio.

Resolvi pesquisar sobre isso no google e descobri que essa dica é bem parecida com a técnica Pomodoro, essa técnica consiste em usar um cronômetro para dividir o tempo da tarefa em períodos de 25 minutos(chamados de pomodoros) você vai escolher a tarefa a ser feita, ajustar o cronômetro em 25 minutos e realizar a tarefa, assim que acabar os 25 minutos, dar uma pausa de 5 minutos para tomar um cafezinho ou ir ao banheiro por exemplo, a cada 4 pomodoros completos, realizar uma pausar maior de 15 a 30 minutos.
Super simples não é? O objetivo dessa técnica é focar na tarefa evitando distrações.
Quando estiver no meio da tarefa e surgir uma ideia por exemplo, não pare o que estiver fazendo e só anotar pra depois você fazer.

Estou utilizando essa técnica/dica, mas com o tempo fiz algumas adaptações, eu utilizo o temporizador do celular pois esses tipos de timer de cozinha faz um tic tac muito chato, ai que eu não consigo me concentrar mesmo, existem vários aplicativos bem legais como o Clock Worktomato, não sei se tem dele para IOS, o legal desse aplicativo que ele é todo configurável e você pode mudar o som, cores, comportamento, estilos.


Existe também times online como o Tomatoi.st ele e bem simples.


Agora eu coloco o temporizador por 45 minutos, e quando estou bem focada na tarefa, por exemplo lendo um livro ou escrevendo um post, chega a hora da pausa, eu não faço a pausa e começo os 45 minutos de novo, acredito que se eu parar vou perder a linha do raciocínio, agora quando eu término a tarefa antes do tempo, faço algumas outra coisa da minha lista, até terminar o tempo.

Eu gosto de ir anotando o tempo que eu gasto pra fazer uma certa tarefa, isso me ajudar a medir minha produtividade.
Essa técnica funcionou super bem pra mim, estou conseguindo ter mais concentração e parei de querer fazer tudo ao mesmo tempo, começo uma tarefa e cumpro até o fim, não fico mais deixando a tarefa de lado pra fazer uma outra coisa mais prazerosa.

Não deixe de alterar alguma regra da técnica do pomodoro, pois cada um e cada um, crie sua própria regra.
Espero que tenham gostado da dica de hoje, me contém nos comentários o que vocês acharam e se já conheciam.
Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário